A magia dentro e fora das páginas: terceiro livro da série Marvin Grinn é lançado com tour por casa temática

Foto: Beto Albert

Olhos atentos para não perder nenhum detalhe. Pensamentos por vezes distantes como se estivessem imersos em uma mágica aventura. Foi assim que o público conheceu a casa temática Marvin Grinn, idealizada pelo escritor santa-mariense Armando Ribas Neto. Na tarde desta sexta-feira (30), o primeiro capítulo desse projeto foi escrito com o lançamento do terceiro livro da série e um tour pelo espaço e história do personagem.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Em todos os cantos da casa temática, uma imersão completa no universo de Marvin Grinn. Não há canto que falte a magia das histórias dos livros. Vassouras, varinhas e os livros secretos são só alguns dos elementos que parecem transportar os fãs para o cenário das publicações. Até as tradicionais mesas de chá e quadros antigos levavam o público ao passado característico das histórias de bruxos. No local, filas se formavam para garantir um autógrafo e quem sabe uma prévia dos próximos livros do escritor. 

É uma sensação de gratidão, em primeiro lugar. As pessoas estão aqui porque realmente acreditam no projeto. Então, hoje eu não considero como fim, mas como o início. A partir de agora, temos todo o caminho pela frente. Que elas possam ocupar esse espaço – afirmou Armando.

Em cada canto, detalhes da história contada nos livros

Todos os detalhes foram pensados pelo escritor e executado por uma equipe de aproximadamente 10 pessoas. Uma delas, e das mais especiais, a mãe Joice Ribas, de 74 anos. Decoradora de profissão, Armando brinca que "desaposentou" a mãe para o desafio da casa. Para ela, um orgulho fazer parte de mais uma conquista do filho: 

– Sempre é um prazer fazer as coisas que gostamos. Então, toda essa decoração da casa foi uma interpretação do Armandinho e do que ele sonhou. E eu tentei chegar mais perto daquilo que ele tinha pensado. Me sinto muito orgulhosa da cabeça desse guri e gratificada de poder, com quase 75 anos, fazer uma obra que não é pequena.


Tour pela história de Marvin

Ainda do lado de fora, a casa chama atenção pela exuberância e antiguidade. São 700 metros quadrados, agora transformados para receber as histórias de Marvin. Logo na entrada, uma prévia. Livros da série, varinhas mágicas e inúmeros “bem-vindos a Casa Marvin Grinn” são um convite para conhecer o interior do espaço.

Logo nas primeiras salas, o espaço do autor. Com vassouras de um lado e varinhas de outro, o escritor recebia os leitores para autógrafos. De lá, ele indicava a porta que dava início ao tour pelas salas imersivas que prometiam levar a magia para além das páginas. Atrás de uma das porta, pratos inusitados e um caldeirão mágico que surpreendia pela capacidade de mexer sozinho, como um toque de mágica.

Experiências gastronômicas também fizeram parte do tourFoto: Beto Albert

No andar de cima, os perigos enfrentados por Marvin ganhavam espaços em salas imersivas. Games do personagem, aulas de varinha e telas em que o inimigo Corvo aparecia para ser enfrentado proporcionaram a experiência de ser o personagem por um dia. Já no final do tour, o clássico voo na vassoura. A capa de bruxo, o vento e o capacete levaram o público até as aventuras da história, em tempo e tamanho real.

Telas permitiram que o público enfrentasse o Corvo, inimigo de Marvin nos livrosFoto: Beto Albert

Em uma das salas, o operador de loja Ruan Machado, 18 anos, e a estudante Vanessa Titan, 19, atentos aos detalhes, nem piscavam. A sensação é que não sairiam dali tão cedo.

Eu gostaria de ficar aqui para sempre. Eu nunca tinha ido em nenhum lugar temático assim, vê toda essa decoração que foi pensada, é muito bom – afirmou Ruan.

Ruan e Vanessa faziam, atentos, o tour pelo espaçoFoto: Thais Immig


Capítulo 1: A reforma da casa 

A casa, de 700 metros quadrados, começou a se tornar o cenário das aventuras de Marvin em março deste ano. O primeiro capítulo desse projeto foi a reforma que resolveu problemas de infiltração, fez a limpeza e preparou o espaço para receber a ideia colocada no papel. A casa, que agora recebe os últimos detalhes de decoração e iluminação, era um sonho antigo do escritor.

Em 2019, quando eu lancei a série, a casa surgiu. É uma casa que pertence à família Bragança de Moraes embora nos próximos anos eu estarei aqui. E em função da expansão do universo do personagem, eu quis oferecer para Santa Maria e nossa região um local onde elas pudessem viver a experiência das aventuras do personagem. Trazendo tudo isso para uma casa tão histórica para nossa cidade – afirma o escritor.

A casa fica localizada na Rua Astrogildo de Azevedo, no centro de Santa MariaFoto: Thais Immig

Desde o início da reforma, Armando se dedicou a pensar a distribuição dos espaços. Com a ideia no papel, os elementos são confeccionados. O escritor conta com orgulho que os itens são feitos a mão por ele e por uma equipe de 10 pessoas que tem trabalhado na casa. As vassouras penduradas na parede, por exemplo, foram pintadas, amarradas e até colhidas por eles. Assim, de item em item, a casa foi montada e preparada para receber o público e as histórias de Marvin Grinn, agora eternizadas nas paredes e nos ambientes.

A nutricionista Cristina Bragança de Moraes, 50, foi ao lançamento acompanhada da filha Eduarda, de 12 anos. Neta dos donos da casa, a transformação do espaço trouxe a elas boas lembranças de família, que agora se entrelaçam com a história dos livros:

– A casa é um presente para Santa Maria, por ser uma casa que muitas pessoas tinham curiosidade de entrar. E hoje, ela estar com toda essa vida, é uma honra para nós.

Cristina foi ao lançamento acompanhada da filha EduardaFoto: Thais Immig


Sucesso de vendas

Antes mesmo do lançamento, o terceiro livro da série já alcançava voos importantes. E nem são aqueles contados nas histórias de Marvin. Na pré-venda, realizada de forma online pela editora Vitrola, o livro alcançou a marca de literatura infanto-juvenil mais vendida do país, conforme o ranking nacional da PublishNews. Sucesso comemorado pelo escritor:

– Não esperávamos que na primeira semana de vendas já tivéssemos essa resposta. Nós tivemos uma venda muito impactante que acabou nos levando para uma colocação na Revista Veja, no terceiro lugar do ranking nacional. Dois dias depois, estávamos em primeiro lugar no ranking nacional de vendas pela PublishNews, que é a lista mais importante - que orienta todo o mercado livreiro do Brasil. Realmente um motivo para comemorar.

Marvin Grinn e a Gaiola Dourada é o terceiro livro da série Foto: Beto Albert

“Marvin Grinn e a Gaiola Dourada” dá sequência a história contada em “Marvin Grinn e a Chave Mestra” e “Marvin Grinn e o Segredo da Sereia". As edições encantaram todo o país, mas especialmente santa-marienses e gaúchos que se viram representados na enredo do bruxinho. Apesar de ser uma ficção, a história deixa escapar seu enraizamento gaúcho e santa-mariense. Os leitores percebem, no passar das páginas, expressões familiares. A história tem o vilarejo Boca do Monte, túnel “sinistro” apelidado de Garganta do Diabo e apito de trem ouvido no meio da noite.

No terceiro livro, um novo portal se abre na jornada de Marvin Grinn: o do ar. O jovem bruxo terá que retornar à capital para enfrentar suas memórias recentes, em um confronto de vida e morte. Marvin precisará de muita coragem para dominar o novo elemento, que o levará às alturas e ao combate com as temíveis harpias, guardiãs de dotados engaiolados ― entre eles a amiga Melina e o misterioso ocupante da gaiola dourada.


Futuro 

Para o futuro, a história da casa temática Marvin Grinn continuará sendo contada. Novos ambientes, como o terraço e espaços gastronômicos estão sendo planejados para os próximos meses. A ideia é que o local possa atrair os fãs e proporcionar algo inédito na região. Até lá, a casa será inspiração para os novos livros do escritor:

– Aqui, na verdade, eu estou podendo colocar para fora e transformar fisicamente aquilo que as histórias me trazem. E eu espero que nos próximos anos a gente possa cada vez mais, trazer elementos dos personagens. E quem sabe expandir esse universo das histórias. Espero que o público possa se orgulhar de, talvez, ter uma coisa inédita aqui na região: que é uma casa para viver uma experiência temática de entretenimento, para todas as idades.

A casa temática foi aberta ao público nesta sexta-feira para o lançamento do livro. Para os próximos meses a equipe prepara a abertura oficial e permanente do espaço, que além de um espaço imersão vai proporcionar experiências gastronômicas e novos espaços temáticos.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

📚 Feira do Livro: Confira a programação deste sábado na Praça Saldanha Marinho Anterior

📚 Feira do Livro: Confira a programação deste sábado na Praça Saldanha Marinho

📚 Feira do Livro: Confira a programação desta sexta-feira na Praça Saldanha Marinho Próximo

📚 Feira do Livro: Confira a programação desta sexta-feira na Praça Saldanha Marinho

Cultura